Blog Outcenter

Saúde mental: como os jogos online influenciam no comportamento dos adolescentes

| Comente
Saúde mental: como os jogos online influenciam no comportamento dos adolescentes

Você conhece algum adolescente que passa muitas horas jogando, vidrado na tela do computador? Com a popularização de jogos online, é fácil ter um parente ou amigo que adora passar seu tempo com jogos disponíveis na internet. Com o mercado em alta, existem vários formatos de jogos, diversos gêneros e títulos disponíveis, tornando a experiência diversificada para cada jogador. Mas, afinal, jogos online influenciam no comportamento de jovens?

O que muitos profissionais da área da psicologia afirmam é que a influência do jogo pode ser negativa se a atividade for em excesso e diferente da indicação da faixa etária da criança ou adolescente. Se houver controle e supervisão dos responsáveis, o jogo se configura como entretenimento e evita diversos problemas, como: dependência, dificuldade de socializar, mau desempenho na escola, entre outras consequências negativas. O alerta se faz a partir do momento que uma criança ou adolescente passa muitas horas praticando uma única atividade.

Em relação ao comportamento e personalidades, há a possibilidade de jogos alterarem os ânimos dos jogadores por alguns instantes, bem como qualquer outra atividade que exija atenção. No entanto, não há pesquisas científicas para comprovar que o jogador assíduo de jogos violentos se tornará, para sempre, uma pessoa violenta.

É preciso avaliar a questão do tempo de exposição dos jovens sob a luz dos monitores, celulares e tablets. Médicos  oftalmologistas afirmam a possibilidade de ocorrer a síndrome do olho seco, um problema que pode ser causado devido ao exagero de horas na frente das telas.

Não se engane, em se tratando de jogos, nem tudo é negativo: eles podem agregar no aprendizado e ser uma ferramenta eficaz para desenvolver diferentes habilidades. Aos adolescentes, a melhor dica é: modere o tempo dedicado ao hobby e se preocupe com a preservação da sua saúde mental e física. Aos pais de plantão: fique de olho no seu filho, acompanhe sua rotina e exija equilíbrio!

Outcenter | + posts

Analista de Comunicação na Outcenter. Publicitária graduada pela
PUC Minas, atua como mídia. É criativa e perfeccionista. Tem paixão
por séries e tudo que tenha chocolate.

Entre em contato e tire suas dúvidas. Se preferir, ligamos para você! Ligue para mim

0800 283 3729 - Ligação Gratuita
4020 0865 - Ligação Tarifada (Custo de Ligação Local)

Comercial

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Sábado, das 9h às 14h.


Assuntos Financeiros, Negociação e Cancelamento

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.


Status de Pedido

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Sábado, das 8h às 21h.


Suporte Técnico

Atendimento 24h.

Atendimento Digital

Comercial

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Sábado, das 9h às 14h.


Outros Assuntos- Ass. Financeiros, Negociação e Status do Pedido

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Sábado, das 9h às 14h.


Suporte Técnico

Segunda à Sexta-feira, das 8h às 22h.
Sábado, das 8h30 às 18h.

Example Dialog Text