Blog Outcenter

Virtual X Real: crimes via Whatsapp

| Comente
Virtual X Real: crimes via Whatsapp

Provavelmente você já recebeu alguma foto, vídeo, áudio ou gif no seu WhatsApp exibindo casos da vida real que são compartilhados no aplicativo de forma massiva. O que muita gente não tem ideia ou mesmo fingem não ter é que, dependendo do conteúdo compartilhado, a pessoa pode cometer alguns crimes previstos no Código Penal, dentre eles: difamação, calúnia e injúria. Ficou curioso? Saiba o que configura como crime no WhatsApp.

É costume achar que a liberdade na internet é ilimitada. Um exemplo disso é o fácil acesso aos conteúdos viralizados, muitas vezes, de acontecimentos polêmicos, como: pessoas alcoolizadas, vídeos ou fotos íntimas, acidentes de trânsito. Essas mensagens se alastram ainda mais rápido no aplicativo WhatsApp. Mas é fundamental se atentar em não compartilhar esse tipo de conteúdo para outros contatos. Isso porque, dependendo da situação, a pessoa que divulga, além de multa, pode pegar prisão com um período de um mês a três anos de reclusão, de acordo com o Código Penal.

Uma dúvida recorrente sobre o assunto se faz pertinente: se o rosto da vítima estiver embaçado, mesmo assim, quem compartilha esse conteúdo pode ser responsabilizado criminalmente? A resposta é sim! A partir do momento que o conteúdo se torna público e a vítima puder ser reconhecida por alguma característica, ela está sendo lesada. Nesses casos, o crime é considerado como difamação.

Ainda, se você conhece ou já foi vítima de uma exposição na internet, a primeira coisa a fazer é denunciar e buscar ajuda com profissionais, família e amigos. Se atente em registrar um boletim de ocorrência, além de denunciar para o WhatsApp ou rede social em que o crime foi cometido. Dessa maneira, você se protege e ajuda a tornar crimes virtuais mais conhecidos e as autoridades prestarão mais atenção nesse segmento.

Quando chegar mensagem no seu WhatsApp com um conteúdo que pode prejudicar, de alguma forma, outra pessoa, não compartilhe. Conscientize quem te mandou que é preciso usar o aplicativo de troca de mensagens com responsabilidade. Assim, mais pessoas ficarão cientes dos riscos de passar para frente um conteúdo impróprio.

Lembre-se: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.

Outcenter | + posts

Analista de Comunicação na Outcenter. Publicitária graduada pela
PUC Minas, atua como mídia. É criativa e perfeccionista. Tem paixão
por séries e tudo que tenha chocolate.

Entre em contato e tire suas dúvidas. Se preferir, ligamos para você! Ligue para mim

0800 283 3729 - Ligação Gratuita
4020 0865 - Ligação Tarifada (Custo de Ligação Local)

Comercial

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Sábado, das 9h às 14h.


Assuntos Financeiros, Negociação e Cancelamento

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.


Status de Pedido

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Sábado, das 8h às 21h.


Suporte Técnico

Atendimento 24h.

Atendimento Digital

Comercial

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Sábado, das 9h às 14h.


Outros Assuntos- Ass. Financeiros, Negociação e Status do Pedido

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Sábado, das 9h às 14h.


Suporte Técnico

Segunda à Sexta-feira, das 8h às 22h.
Sábado, das 8h30 às 18h.

Example Dialog Text