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Conheça a Outcenter: um pouco da história do provedor de internet que nasceu em uma pequena cidade no sul de Minas Gerais e hoje está presente em 3 estados

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Conheça a Outcenter: um pouco da história do provedor de internet que nasceu em uma pequena cidade no sul de Minas Gerais e hoje está presente em 3 estados

Com a tecnologia em constante evolução, surgem novas necessidades de conexão para as pessoas. Se há alguns anos um plano de internet via rádio era suficiente para garantir uma boa navegação, em 2019, quanto mais banda, melhor. Nesse cenário, os provedores de internet possuem a missão de acompanhar as novidades do mercado para oferecer a melhor experiência para seus clientes. Para falar da evolução da internet e contar sobre a história da Outcenter convidamos o Presidente Cláudio César, o diretor de Engenharia e Redes Eduardo Bernardes e o gerente de TI Eder Xavier. Confira!

O INÍCIO

A ideia de criar a Outcenter surgiu quando o CEO Claudio César possuía duas lojas em Botelhos, no estado de Minas Gerais, sendo uma de móveis e a outra de materiais de construção. Houve a necessidade de interligar os dois empreendimentos para ficar mais fácil a gestão dos negócios. Na época, ninguém sabia o que era internet e haviam poucos computadores na cidade. Contudo, com visão empreendedora, Cláudio buscou informações para investir na tecnologia que viria a ser fundamental na vida das pessoas.

“Naquela época a gente tinha que discar para Poços de Caldas para poder acessar à internet e ficava muito caro. No primeiro mês a conta de telefone ficou um absurdo de caro, mas eu pensei: todo mundo vai precisar disso um dia. Naquele momento eu enxerguei uma boa oportunidade de negócio”, conta Cláudio. 

Eder, gerente de TI da Outcenter, conta um pouco dos desafios que enfrentou como colaborador no início da empresa: “Era um Deus nos acuda! Quando foi crescendo o número de computadores na cidade, o contador não podia ficar sem conexão para transmitir um documento, mas o hospital estava conectado e, ao mesmo tempo, a professora tinha que pesquisar temas para produzir provas para seus alunos. A gente tinha que esperar alguma conexão cair para outra entrar.”

EXPANSÃO E DESAFIOS

Sem experiência no setor de tecnologia, Cláudio se apoiou na ajuda de muitas pessoas que se tornariam colaboradores da Outcenter. Desde o início ele teve a consciência que o sucesso do empreendimento iria depender também do empenho de outras pessoas para alcançar a evolução. Desde o seu surgimento, a Outcenter passou por quatro grandes trocas de tecnologia, passando do discado analógico para o discado digital, posteriormente para rádio 2.4, depois disso veio o rádio 5.8 e finalmente chegou na atual tecnologia de fibra óptica.

“Espero que a tecnologia de internet via fibra óptica dure bastante tempo, pois a velocidade dela é transportada em luz e a gente tem estabilidade e a possibilidade de conectar e fazer ultra bandas largas, dando a chance de um novo horizonte para a empresa.”, avalia Cláudio.

Outro colaborador que foi de extrema importância para o crescimento da Outcenter é o atual Diretor de Engenharia e Redes, Eduardo Bernardes. Segundo ele, foi preciso muito estudo para entregar mais banda para o cliente e é enfático ao entregar que uma das metodologias da Outcenter é testar novos produtos em casa, na cidade de Botelhos, para depois expandir para as demais cidades de atuação.

“Em 2012 começamos a discutir sobre rede cabeada e ficamos o ano todo estudando, indo em workshops, planejava, fazia network e cursos para entender qual era a melhor solução, e no começo de 2014 tomamos a decisão que seria o FTTH 100% que é o modelo que é hoje. Ninguém da empresa sabia o que era fibra, mas embarcamos todos juntos para fazer o que era melhor para a marca e para os clientes. Hoje continuamos em crescimento, não paramos de querer buscar sempre o melhor. Novamente testamos em Botelhos, depois em Cabo Verde, para posteriormente levar para as demais cidades em que atuamos.”, revela Eduardo.

Ainda, segundo Eduardo, um dos maiores desafios que a empresa enfrentou ao longo dos anos foi passar fibra na cidade de Poços de Caldas. “Passar fibra em uma cidade maior foi um grande desafio, pois até nesse momento a gente tinha feito apenas cidades pequenas. Decidimos dividir Poços de Caldas em 4 zonas: Norte, Sul, Leste e Oeste. Demoramos 1 ano e meio para concluir todo o projeto.  Hoje, 98% da área urbana é fibrada pela Outcenter. Fomos o primeiro provedor a ter fibra óptica na cidade, por isso conseguimos sair na frente de outros provedores.”

Ao ser questionado sobre as dificuldades que encontrou pelo caminho, o presidente da Outcenter Cláudio conta que a maior dificuldade foi entender sobre a tecnologia e ao longo do tempo trazer a conectividade para o interior, uma vez que era difícil transporte. “O maior desafio sempre foi romper as barreiras do aprendizado e, também por ser uma empresa de interior, sentimos discriminação até conquistarmos o nosso espaço.”

O ano de 2014 foi muito importante para a Outcenter, uma vez que houve a oportunidade de expandir seus serviços na Bahia. “Em quatro anos no estado, crescemos, em termos de banda, mais de 1000%. Temos exatamente a mesma estrutura que possuímos em São Paulo e Minas Gerais.”, conta Eduardo.

CONQUISTAS

Eduardo fala com entusiasmo em relação ao crescimento da Outcenter. “Uma grande conquista para a gente com o crescimento, abrindo várias praças, mudando para fibra, adquirindo mais clientes e tráfego crescendo. O nosso número de tráfego para as operadoras aumentou muito, sendo que nesse momento que a gente conseguiu atingir um patamar necessário de tráfego para que o Facebook, Netflix e Google enviassem o CDN deles. CDN é um servidor que possui todo o conteúdo dessas marcas, traz a sensação de rapidez para o cliente. Por exemplo, o Netflix como é um conteúdo estático, de madrugada a empresa carrega o conteúdo da plataforma, assim o cliente consegue consumir muito mais rápido os produtos da empresa. Com isso conseguimos personalizar planos, dar mais velocidade para os clientes, eles conseguiram perceber a estabilidade da rede.”

Cláudio, ao ser indagado sobre a importância da Outcenter na economia regional, fala com orgulho das conquistas da empresa nesse quesito: “Eu sempre tive o sonho, ao longo dos anos, e vendo meus amigos indo embora de Botelhos, e eu pensava que tinha que fazer alguma coisa para desenvolver a região onde eu atuo e isso sempre me foi uma constante muito forte. Cada vez que eu podia, eu investia na cidade, nas pessoas, eu sempre acreditei muito no potencial das pessoas da região. Hoje, grande parte dos nossos executivos são de cidades próximas. A Outcenter tem um papel transformador na microrregião que ela atua, porque a gente desenvolve competências e prepara nossos colaboradores para atuar no mercado.”

FUTURO

As expectativas para o futuro da empresa são animadoras para Eder, Eduardo e Cláudio:

“O futuro da Outcenter é, com certeza, brilhante e muito desafiador. Com uma enorme projeção de crescimento em pouco tempo, a cultura da empresa está sendo transformada através do engajamento de seus colaboradores que estão buscando aprimoramento em suas áreas de atuação e sempre cuidando da parte mais importante da empresa: o cliente. Com a premissa de que o cliente feliz é o bem mais precioso, toda a empresa não tem medido esforços para melhorar a cada dia a experiência de quem utiliza a nossa conexão.”, indaga Eder.

“A gente já está interligando todas as nossas cidades por fibra óptica. Nós estamos arrumando a base, esse foi um consenso de vários setores da empresa: garantir uma boa base para que possamos entregar com qualidade o serviço de internet para todos os nossos clientes.”, fala Eduardo.

 “A Outcenter vem se preparando muito, a gente está profissionalizando a marca, alinhando com visão de futuro. Recentemente eu estive no Vale do Silício para poder entender como essas empresas que crescem rápido fazem, pois é o futuro que eu espero para a Outcenter. Acabamos de reestruturar toda nossa área de clientes, estamos reestruturando nossa área de liderança. Temos grandes projetos para os próximos anos.”, avalia Cláudio.

Nos dias de hoje, a Outcenter conta com cerca de 45 mil clientes, espalhados pelo Sul de Minas Gerais, Leste de São Paulo e Sul da Bahia. No ano de 2018, fomos eleitos pela Anatel como o maior provedor da cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais.  Fazer uma empresa se consolidar no mercado não é uma tarefa fácil. É preciso muito empenho, dedicação e sede de vencer. Todos os colaboradores da Outcenter possuem sua parcela de contribuição para o sucesso da empresa. Colaboradores: obrigado por fazerem parte!

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Analista de Comunicação na Outcenter. Publicitária graduada pela
PUC Minas, atua como mídia. É criativa e perfeccionista. Tem paixão
por séries e tudo que tenha chocolate.

2 Comentários em "Conheça a Outcenter: um pouco da história do provedor de internet que nasceu em uma pequena cidade no sul de Minas Gerais e hoje está presente em 3 estados"

  1. Maravilhosa historia de superação. Parabens.

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