Blog Outcenter

Rede Outcenter: como levamos a internet até você

| Comente
Rede Outcenter: como levamos a internet até você

Quando se fala de internet, estamos falando de um monte de rede construída de forma privada, pública, para fins diversos, seja esses bons ou ruins. Após a construção dessas redes, começou-se o interesse de se interconectar umas com as outras.  Desde então, ao longo de 70 a 80 anos, nasceu o que se conhece nos dias de hoje por Internet. Para desvendar o mistério de como chega a conexão de internet na casa do cliente, convidamos o Administrador de Redes da Outcenter, Ulisses Trolez, que irá contar curiosidades sobre o tema. Vem ler!

Ao acessar um conteúdo, você não sabe onde ele está e, por meio de uma rede de dados, passando por outra rede de dados, você chega a ele.

Como um provedor de internet funciona? “Depois que ele tem uma rede construída, é preciso conectar essa rede a algum lugar e esse lugar é justamente onde a pessoa poderá acessar o conteúdo disponível, que por sua vez, terá se conectado a outros lugares e você vai conseguir por meio da interconexão para pegar outros conteúdos.”, fala Ulisses

A Outcenter possui dois transportes que leva a conexão até um determinado ponto. “A empresa não tem uma rede própria que chega até São Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza, que são onde estão os cabos marítimos que interconectam continentes.”, conta Ulisses. Mas, então, como é feito o transporte da internet? A Outcenter lança cabos nas cidades em que atua, levando até São Paulo e, de lá, conecta-se de todas as formas possíveis.

Dentro da sua rede interna, a Outcenter tem duas formas de conectar o cliente a internet: rádio e via fibra. Na tecnologia via rádio, a princípio, a empresa teve a tecnologia 2.4, seguida com a 5.8. Nessa última, chegamos ao ponto máximo que esse tipo de tecnologia oferece. A tecnologia que é atualmente nosso carro chefe é a internet via fibra óptica. “Nós temos algumas nuances, outras tecnologias wireless, mas, quando a gente analisou o que a internet via fibra óptica tem a proporcionar, entendemos que deveríamos seguir esse caminho. Por isso, é a forma mais importante que conectamos a rede ao cliente.”, fala Ulisses.

Se um cliente chegar na loja da Outcenter e pedir para ter 1GBfr internet em sua casa, a empresa tem tecnologia necessária para entregar, mas comercialmente ainda não é viável. Lembrando que isso só é realidade porque a fibra óptica suporta essa tecnologia.

A internet é um mundo onde várias empresas, com os seus diversos objetivos, vão se conectando umas às outras.  Para levar internet para as pessoas, existem empresas especializadas em cabos submarinos, empresas que transmitem informações por meio de satélites e empresas como a Outcenter que são especializadas em conectar o cliente ao provedor por meio da fibra.

“Recentemente teve uma palestra no LINK BR sobre um estudo que está sendo feito com fibras ocas. Na fibra oca é usado um princípio muito simples, quando se transmite uma informação no meio que é o ar, ela não tem resistência, quando você transmite uma fibra que tem plástico, ela tem uma limitação. Imaginemos que em um futuro breve veremos as primeiras fibras desse aspecto chegando ao mercado. É o futuro da tecnologia via fibra óptica.”, afirma Ulisses.

Na Outcenter contamos com uma equipe técnica especializada para levar a conexão de qualidade a todos os nossos clientes, seja no sul Minas Gerais, leste Paulista e sul da Bahia. Sempre em busca das novidades do mercado tecnológico. Gostou da matéria? Deixe seu comentário aqui em baixo, queremos a sua opinião!

Outcenter | + posts

Analista de Comunicação na Outcenter. Publicitária graduada pela
PUC Minas, atua como mídia. É criativa e perfeccionista. Tem paixão
por séries e tudo que tenha chocolate.

Entre em contato e tire suas dúvidas. Se preferir, ligamos para você! Ligue para mim

0800 283 3729 - Ligação Gratuita
4020 0865 - Ligação Tarifada (Custo de Ligação Local)

Comercial

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Sábado, das 9h às 14h.


Assuntos Financeiros, Negociação e Cancelamento

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.


Status de Pedido

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Sábado, das 8h às 12h.


Suporte Técnico

Atendimento 24h.

Atendimento Digital

Comercial

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Sábado, das 9h às 14h.


Outros Assuntos- Ass. Financeiros, Negociação e Status do Pedido

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Sábado, das 8h às 12h.


Suporte Técnico

Segunda à Sexta-feira, das 8h às 22h.
Sábado, das 8h30 às 18h.

Example Dialog Text